Bárbara Carine Soares Pinheiro

MESA DE ABERTURA - Pesquisa Narrativa e a decolonização de saberes

Professora na Universidade Federal da Bahia. Sócia-fundadora e Consultora Pedagógica na Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, primeira escola Afro-brasileira do Brasil. Autora de nove livros, dentre eles: "@Descolonizando_Saberes: mulheres negras na ciência", um dos 10 finalistas na categoria Ciência ao Prêmio Jabuti 2021 e "História preta das coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras" um dos 10 finalistas na categoria Ciência ao Prêmio Jabuti 2022. Mãe, nordestina e militante negra.

Tiago Ribeiro

MESA DE ABERTURA - Pesquisa Narrativa e a decolonização de saberes

Professor e Orientador Pedagógico dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Noturno do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, Brasil. Professor do Programa específico de Investigação Narrativa e (Auto)biográfica do Curso de Doutorado em Educação da Universidade Nacional de Rosário - UNR, Argentina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Alfabetização, Cotidiano Escolar e Educação de Surdos. Co-coordenador do Grupo de Pesquisa ArteGestoAção - CNPq/ INES.

Guilherme do Val Toledo Prado

MINICURSO 1 - Narrativas cotidianas de escola - registros e significados

Professor Livre-Docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e participante do Nozsoutres - Círculo de Estudos Narrativos em Educação. Principais temas de pesquisa, na graduação e pós-graduação: formação de professores - inicial e continuada, epistemologia da prática docente, professor-pesquisador, escrita docente, investigação educacional e pesquisa narrativa.

Soymara Vieira Emilião

MINICURSO 1 - Narrativas cotidianas de escola - registros e significados

Doutora e Mestre em Educação, pelo PROPED -UERJ. Cursando o Pós-doutorado no PPGE-UFRJ. Professora Assistente CAp-UERJ e Pedagoga da Rede Municipal de Niterói. Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão "Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades "no CAp/UERJ. Coordenadora do curso de extensão ConMat: Conversas matemáticas com professoras alfabetizadoras. Membro Grupo Diálogos Escolas-Universidade e Polifonia

Nubia Santos

MINICURSO 2 - A educação antirraticista e os materiais narrativos

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V, (2013). Graduada em Pedagogia também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001), Mestre em Educação (2005) e Especialista em Educação Infantil (2002) ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC - Rio. Coordenadora do Grupo de estudos e extensão Educação Infantil e Relações Raciais: narrativas positivas e potentes da Cultura Afro-Brasileira e Africana - GEERREI na UFRJ.

Perseu Silva

MINICURSO 2 - A educação antirraticista e os materiais narrativos

Docente do Departamento de Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Pedro II (RJ). Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea (GPICC). Participa do projeto de extensão Circularidades na Escola (UERJ/CPII). Tem experiência na área de pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Infâncias, Culturas, Multimídias, Imagens, Cotidianos, Currículos, Gêneros e Diversidade Sexual, Educação das Relações Étnico-raciais, Formação Docente, Práticas Educativas e Narrativas.

Raíza Moreira Martins Venas

MINICURSO 2 - A educação antirraticista e os materiais narrativos

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd - UERJ). Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea (GPICC). Graduanda em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Grupo Ancestralidade em Rede, como bolsista PBPDI. É Professora de ensino fundamental na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Dedica atenção aos temas que relacionam infância e velhice, danças e cultura popular, assim como as singularidades, tempos e espaços que contextualizam as experiências infantis e dançantes.

Thayná Marracho Marques

CONVERSA 1 - Narrativas na/da educação especial e inclusiva

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEDU/FEUFF). Possui especialização em Relações Étnico-Raciais e Educação e em Inclusão em Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência em pesquisas na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Autismo; Ensino Colaborativo.

Carla Marçal Y Guthierrez

CONVERSA 1 - Narrativas na/da educação especial e inclusiva

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Departamento de Educação e Sociedade - DES. Experiência no Ensino Superior, Educação Básica, Ensino colaborativo e no Atendimento Educacional Especializado - AEE. Doutora em Educação - PROPED/UERJ. Mestre em Educação - PPGEDUC/IM/IE/UFRRJ. Especialista em Educação Especial Inclusiva - com ênfase em Técnica Assistiva e Comunicação Alternativa - UCAM. Especialista em Ludicidade, Psicopedagogia Clínica e Institucional. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / IM - Instituto Multidisciplinar. Pesquisadora do GPFORMADI da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Inês Ferreira de Souza Bragança

CONVERSA 2 - Narrativas de pesquisaformação

Professora Livre-Docente na Área de Educação Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal e de diversas produções bibliográficas nesse campo.

Thaís da Costa Motta

CONVERSA 2 - Narrativas de pesquisaformação

Professora de Educação Especial - EBTT da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Colégio de Aplicação (2019). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Pós-graduada em Psicopedagogia - UCAM (2007) e experiência em Atendimento Educacional Especializado (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Educação Infantil, Educação Inclusiva e Formação de Professores. Integra o grupo Interinstitucional de Pesquisa-formação Polifonia (UERJ-FFP/UNICAMP) Pesquisa sobre as infâncias, educação inclusiva, formação de professores das infâncias e ensino colaborativo, numa perspectiva (Auto)Biográfica.

Adrianne Ogêda Guedes

CONVERSA 3 - A Pesquisa narrativa e o corpo

Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Psicóloga (UFRJ), Pedagoga (UCAM), Mestre e doutora em Educação (UFF), Especialista em Alfabetização (UFRJ), Docência do Ensino Superior (UNIRIO) e Educação Infantil (PUC). Arte Educadora pelo Ateliê Hélio Rodrigues e formada em Expressão Corporal pela Escola Angel Vianna. Formação Ivaldo Bertazzo (2019). Coordena o grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integra a Rede Diálogos – Rede Internacional de Pesquisa, atividades colaborativas que reúnem pesquisadores de vários países.

Carol Cony Dariano

CONVERSA 3 - A Pesquisa narrativa e o corpo

Artista que transita entre linguagens. Possui formação técnica em teatro no TEPA (Teatro Escola de Porto Alegre), graduação em dança pela Faculdade Angel Vianna e mestra em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), como bolsista da CAPES e FAPERJ Mestrado nota 10. Artista selecionada para a mostra de performances da VERBO de 2023 com o projeto “Dança em Pequenos Lugares”, realizado pelo Edital Cultura nas Redes, SECEC/RJ em 2020. Foi convidada pelo Instituto Moreira Salles para realizar a criação da série “Breves danças para pequenas telas”. Faz parte do espetáculo/intervenção Mão – translação da casa pela paisagem, com direção de Renato Linhares, criado em 2017. Ex integrante da Intrépida Trupe, dirigiu os espetáculos Circo Strada, Sobretudo com Emerson Noise e Caos - fragmentos poéticos do cotidiano, com Paine Santamaria. Integra o grupo de pesquisa FRESTAS, coordenado pela professora Adrianne Ogêda Guedes. É arte educadora e professora de dança na Escola Casa Monte Alegre.

Sandra Haydée Petit

CONVERSA 4 - Narrativas na/da educação antirracista

Professora da Universidade Federal do Ceará há 24 anos, trabalha com educação das relações etnicorraciais (ERER) e Educação Popular, essencialmente com os temas: pretagogia, cosmovisão/cosmopercepção africana, filosofia africana, pedagogias afrorreferenciadas, tradição oral africana, sociopoética, educação afrocomunitária e eventos tabanka. De origem caribenha, é mãe de Kanyin (quem traz a bênção). Seus estudos universitários foram na Universidade Paris VIII de onde possui graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas bem como Mestrado e Doutorado (1995) em Ciências da Educação.

Jonê Carla Baião

CONVERSA 4 - Narrativas na/da educação antirracista

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Letras Português e Literatura - Faculdade de Humanidades Pedro II (1989) . Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Professora do Departamento de Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ). É membro do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI), co-coordenadora da linha de pesquisa "Educação e Diferença".

Juliana Vieira

CONVERSA 5 - Os registros na pesquisa narrativa

Professora da educação básica na rede pública municipal de Campinas - SP; graduada no curso Normal Superior pela UNIFACCAMP, com especialização em Psicopedagogia pela mesma instituição; mestre em Educação Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Sorocaba - Bolsista CAPES no projeto - Do outro lado da margem: desafios e proposições no enfrentamento das desigualdades sociais das infâncias em pandemia. Pesquisadora do grupo NEPEN, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas Educativas, Formação e Trabalho Docente e do POLIFONIA, grupo interinstitucional de pesquisaformação . Suas pesquisas são voltadas para a formação de professoras/es, as infâncias, narrativas do cotidiano escolar, pesquisas narrativas (auto)biográficas, escritas docentes, cartas e cartas pedagógicas.

Isadora de Araújo Azevedo

CONVERSA 5 - Os registros na pesquisa narrativa

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ) onde desenvolve pesquisa narrativa sobre formação inicial e continuada de professores. Integrante do grupo ConPAS - Conversas entre Professores: Alteridades e Singularidades no CAP-UFRJ. Graduada (2021) em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente atua como professora (tutora) de História no Pré-Vestibular social da Fundação CECIERJ. Principais áreas de interesse: Educação; Ensino de História; Formação de professores; Cotidiano escolar; Pesquisa narrativa.

Inês Barbosa de Oliveira

CONVERSA 5 - Os registros na pesquisa narrativa

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1982), mestre em Administração de Sistemas Educacionais pelo Instituto de Altos Estudos Em Educação da Fundação Getúlio Vargas (1988). Doutora em Sciences Et Théories de Léducation - Université de Sciences Humaines de Strasbourg (1993). Pós-doutora pelo Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra (2002) e titulada HDR (Habilitação para dirigir pesquisas) pela Université de Rouen (França, 2013). Professora titular aposentada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora adjunta do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.